Translate

domingo, 5 de agosto de 2007

Bill Drayton & Ashoka: Innovators for the Public

A Ashoka funciona em mais de 40 países e tem assistido mais de 1.400 empreendedores sociais. Destina acima de 40 milhões de dólares para a implantação dos sonhos dos seus associados. Na sede da Ashoka, trabalham apenas 120 pessoas, com a missão de gerir centenas de propostas de financiamento.

A Ashoka não pertence ao modelo clássico de ONG: não atende a alguma política pública específica não satisfeita pelo Estado. Ela investe recursos para que empreendedores sociais com boas propostas possam se dedicar em tempo integral à implantação dos seus projetos.

Criada por Bill Drayton (foto), Ashoka é o resultado de viagens exploratórias feitas entre 1978 e 1979 à Índia, Indonésia e Venezuela. Das pesquisas resultou um levantamento de nomes de pessoas que geraram um grande número de iniciativas. As seleções de empreendedores começaram em 1981.

A primeira atendida pela Ashoka foi a professora Glória de Souza, que lecionava em Bombaim, Índia. Ao constatar que 70% das crianças de Bombaim sonhavam poder se mudar do país, ela constatou a ligação entre a reprodução de cantigas inglesas em salas de aula e a baixa autoestima infantil. Após o contato com a Ashoka, contou com remuneração por quatro anos (total de aproximadamente US$ 10.000,00) para afastar-se da sala de aula e adaptar os programas de ensino à cultura local. Em 1981, Glória criou a organização Parisar Asha, em defesa da Educação Ambiental no Ensino Médio indiano. No fim dos anos 1980, o governo indiano incorporou a matéria no currículo nacional, de 1o a 3o graus de ensino.

Para mais informações, clique aqui .

1 comentários:

Menina Malvada (Ou Kaka) disse...

A Ashoka está fazendo parte dos "plin plins" da Globo não é?!

Incentivo e determinação são essenciais para qualquer organização dar certo, vale a empolgação inicial de mudar o que está errado, vale manter esse espírito de mudança e vale mais ainda, o que você acaba recebendo de volta: o agradecimento.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...