Translate

sexta-feira, 6 de julho de 2007

15% dos universitários não lêem em SP e RJ

"No Rio e em São Paulo, a maioria dos estudantes não têm hábito de ler. A leitura de livros não-didáticos está fora das lições de casa da maioria dos estudantes de universidades públicas e privadas de São Paulo e do Rio. A raridade do hábito foi medida em pesquisa encomendada pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e feita pelo Instituto Toledo e Associados.

Em junho, foram ouvidos mil jovens na Região Metropolitana de São Paulo, dos quais 34% não lêem com freqüência, 18% não gostam de ler e 16% lêem apenas de vez em quando. No ano passado, pesquisa feita por técnicos do CIEE apontou problemas semelhantes no Rio: 15% dos universitários nunca leram um livro não didático, 12% leram apenas um, e 36% leram entre um e três livros.

A leitura de jornais diários também não está incluída na pauta da grande maioria dos universitários. As duas pesquisas mostram que apenas 9% dos estudantes lêem diariamente jornais depois que entram na faculdade."

Fonte: Maiá Menezes - O Globo, 04/07/07

2 comentários:

André L. Soares disse...

Bom dia! Excelente texto. Mas não me espanto com os índices, porque uma vez desenvolvi uma pequena pesquisa junto aos professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal e constatei que o percentual de leitores eram também muito baixo (não tenho aqui agora os índices, pois a pesquisa foi realizada em 2000, em um trabalho de consultoria). Assim, professores que não lêem não estão aptos para incentivar a leitura. E, detalhe,... minha pesquisa foi realizada somente entre professores de Língua Portuguesa. Mas é isso, por enquanto li somente os últimos, como faço sempre na primeira vez que visito um blog. Excelentes mesmo! Depois voltarei para ler mais. Estou dando um ‘passeio geral’ pelos blogs relacionados à literatura, principalmente poesia e prosa. Gostei muito do seu blog. Vou adicioná-lo ao meu blog, bem como favoritá-lo no ‘blogblogs’, para que possa visitá-lo mais vezes. Quando puder, visite também meu blog, no endereço: [ http://poemasdeandreluis.blogspot.com ]. Sinta-se à vontade... a casa é sua,... e, gostando,... por favor, também adicione meu blog e ao seu ‘blogblogs’, ‘techinorati’ etc. Vamos tentar ampliar a rede de intercâmbio artístico-cultural, influenciando-nos e aprendendo mutuamente. Grande abraço!

Adriano Barros disse...

Mais uma constatação da falta de leituraem nosso país. Até quando...
Bom, como comentei no texto
"Escrever, sempre!" no meu blog, http://adrianowbarros.blogspot.com,acho que criamos um círculo de leitores e escrevemos para uns poucos. O que fazer para mudar, como incentivar aos jovens quando a televisão demonstra ser a fonte completa de cultura e informação...

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...