Translate

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Dia Internacional contra a Homofobia

As ONGS de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais- GLBT ligadas à ABGLT promoveram manifestações ontem, no Dia Internacional contra a Homofobia (violência e discriminação contra Bi e Homossexuais), nas 27 capitais do Brasil.

Os GLBTs reivindicam que os senadores aprovem o Projeto de Lei da Câmara 122/2006 que proíbe a violência contra cidadãos não heterossexuais no Brasil. A expectativa é que milhares de pessoas tenham participado dos atos que contaram com atendimento de psicólogos, advogados, assistentes sociais para familiares, vizinhos, trabalhadores e GLBTs vítimas de homofobia, aulas públicas sobre diversidade sexual, bênçãos de religiosos a gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, enquetes feitas por universidades sobre a opinião dos populares sobre o projeto anti-homofobia, recolhimento de abaixo-assinado, depoimentos de Conselhos profissionais, como CRM.CRP contra a intolerância.

De acordo com dados do Movimento, existem 18 milhões de homossexuais assumidos no Brasil. No ano passado, seis milhões de pessoas participaram das paradas, 3 milhões se declararam GLBTs. A cada três dias um Homossexual é assassinado no País por sua orientação sexual. A cada três minutos um GLBT é vitima de violência. 100% das Travestis já sofreram discriminação e exclusão nas escolas, levando muitas adolescentes para a prostituição e marginalidade social. 35% de Gays, Lésbicas e Travestis já foram expulsos de casa. 30% dos Estudantes acreditam que homossexualidade é doença.

Em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial de Saúde retirou do código internacional das doenças, a classificação da antiga palavra "Homossexualismo" do rol de patologia, substituindo- a pela palavra correta "homossexualidade" , e declarando que não se trata de doença. Desde a década de 90, os Conselhos regionais de Psicologia e de Medicina estão autorizados a cassar o registro dos profissionais que tentam abrir clínicas, tratar , curar ou prevenir a bi ou homossexualidade. O Ato do dia 17 de maio está sendo realizado em 27 capitais do país e conta com o apoio das seguintes organizações sociais: Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABGLT.Modelo de Abaixo Assinado e de projeto de lei do dia contra a homofobia pode ser acessado pelo endereço (http://www.abglt. org.br/port/ noticias. php ) .

Fonte: ABGLT/GGAL

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...