Translate

sábado, 5 de maio de 2007

Dia de Festa



Dia de Festa, filme de Toni Venturi, é a expressão usada pelos integrantes do Movimento dos Sem-Teto do Centro de São Paulo (MSTC) para o momento da ocupação de um novo prédio público.

Com ajuda do arquiteto Pablo Georgieff, o cineasta acompanha neste documentário o dia-a-dia de quatro mulheres do movimento em 2004, desde o planejamento das "Festas" até a conquista de um prédio da Caixa Econômica Federal. O movimento ocupa (nada de invasões) prédios públicos ou de empresas públicas abandonados para converter em prédios residenciais.

Exibido no ano passado na Mostra de Documentários do Cine SESI, em Maceió, chamou a atenção o conhecimento técnico entre os membros do movimento. Organizam as instalações elétricas, hidráulicas, em cada prédio conquistado. A crise habitacional na maior cidade da América Latina é exposta de tal modo que as conquistas daquele núcleo do MSTC podem até expressar esperança, mas mostram a desolação que é morar em São Paulo sendo cidadão de baixa renda.


Expõe, também, o que é o MSTC, movimento bem organizado, com estratégias desenvolvidas, mas, num país cada dia mais urbano, ausente da mídia a não ser no momento das ocupações.
Toni Venturi. Dia de festa. Brasil. 77 minutos.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...