Translate

domingo, 8 de abril de 2007

Movimento Rio pela Paz



O Movimento Rio pela Paz tem enfrentado com soluções criativas o estouro da violência carioca. No mês passado, foram colocadas na praia 700 cruzes, cada uma representando uma vítima de violência. Não sei, não sei, mas acredito que tenham errado nas cruzes. As vítimas da violência no trânsito, da violência doméstica, das agressões em jogos de futebol, dos estragos físicos nas relações de trabalho e pelo consumo de drogas, a violência nos presídios, não sei, mas acredito que nada disso tenha sido bem contabilizado.

Hoje, o Movimento Rio pela Paz fez melhor. Enfileirou, deitados com as mãos nas cabeças 1.000 voluntários, representando as vítimas de violência. Olhem com atenção para a foto, faz favor. Alguém, além dos 1.000 deitados, parece admirado? Muitas outras intervenções urbanas serão necessárias. Parece que a violência se incorporou de tal forma ao cotidiano que contestá-la pode ser tão mobilizador quanto reclamar de quem atende ao celular no cinema.

Quero ver no Pan-Americano. A manifestação que fizerem será vista pelo mundo, pode mesmo ofuscar o brilho fugaz de esportes aos quais os brasileiros não conhecem as regras, não conhecem os atletas, mas serão forçados pelos contratos de patrocínio da mídia a torcer.

Foto de Márcia Foletto - Agência O Globo

4 comentários:

Simone Villas-Boas disse...

Oi, Sergio
Legal vc divulgar o movimento do Rio de Paz, que esse rio invada outras capitais do Brasil…
Com relação ao número, o movimento divulga as vítimas de assassinatos no estado do Rio de Janeiro e o número é oficial. Aliás, – e infelizmente – o número já é bastante grande. Estou envolvida ativamente no movimento como voluntária e posso garantir a informação.

Simone Villas-Boas disse...

Sergio,
Apareço por aqui para informar mais um protesto a ser realizado amanhã, dia 30, em Brasília (o primeiro fora da cidade do Rio de Janeiro). No Mar de Lágrimas, serão representados mais de 15 mil assassinatos em todo o território nacional somente este ano. Ab
http://simonevillasboas.blogspot.com/
http://www.riodepaz.org.br/

leonardo sonchini disse...

valeu pela postagem pq eu precisei pra fazer um trabalho e usei o seu recurso
fika na paz
flw

leonardo sonchini disse...

muito bom precisei de fazer trabalho e utilizei seu recurso so que uma atualizada ai ne
flw

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...