Translate

segunda-feira, 12 de março de 2007

O país mais perigoso do mundo para trabalhadores

Notícia do Jornal do Brasil, hoje

"Mais de 800 líderes sindicais foram assassinados nos últimos seis anos. Em 2006, foram 58. A CUT registra ainda outros 500 casos de intimidação, ameaças e perseguição aos trabalhadores.
Os números colocam o país no topo da lista negra da OIT, apesar do presidente prometer, em todo 1º de maio, que a Colômbia terá, um dia, orgulho de não ter nenhum líder sindical morto.

A CUT, no entanto, acusa o próprio governo de estar por trás dos assassinatos. Ribeira conta que a central sindical foi à Organização dos Estados Americanos denunciar autoridades colombianas que teriam pago a paramilitares, militantes de direita, para matarem trabalhadores envolvidos com o movimento sindicalista.

- Os casos são uma controvérsia para um país que deseja assinar um tratado de livre comércio - explica Thea Flee, diretor em Washington da Federação Americana de Trabalho e Congresso de Organizações Industriais, união de sindicatos internacionais que reúne 9 milhões de trabalhadores.

As ameaças mais freqüentes ocorrem contra empregados de áreas rurais, onde trabalham em péssimas condições e com o poder nas mãos de milícias. Este foi o caso de três mineiros mortos em 2001. Eles trabalhavam para a Drummond, uma companhia de carvão americana com filial na Colômbia, e foram assassinados quando desciam do ônibus da empresa. Na segunda-feira passada, um juiz do Alabama autorizou a abertura de um processo civil contra um representante da empresa baseado em Birmingham acusado de envolvimento nas mortes.

O diretor de direitos humanos da CUT colombiana, Leonardo Cabana, considera vergonhosa a demora para a solução de casos como o dos mineiros e lembra de Jorge Abril Parra, assassinado com dois tiros na cabeça no ano passado quando ia para o trabalho. Depois da morte, 25 trabalhadores da companhia de metal para a qual trabalhava aceitaram uma oferta de aposentadoria. "

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...