Translate

terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Lutas sociais no Orkut

Hamallah é uma cidade com 220.000 habitantes mas sem praças públicas nem quadras esportivas. Por essa razão, existe uma campanha em defesa da criação de praças na comunidade PALESTINA LIVRE PARA PALESTINOS, no Orkut. Existe uma outra comunidade específica para essa campanha (clique aqui).

Diversas outras campanhas podem ser encontradas no Orkut, assim como comunidades para organizações não-governamentais,movimentos sociais , sindicatos, partidos políticos e lideranças políticas.

Um exemplo interessante é uma comunidade que agrega diversas entidades em defesa dos trabalhadores rurais sem-terra (clique aqui ), pois movimentos que por vezes têm dificuldade para se unir em lutas comuns podem encontrar no ambiente não-presencial quem traga novas idéias para suas ações coletivas.

Dentro das áreas do conhecimento, também, é possível encontrar boas iniciativas. A comunidade Sociologia e Direitos Humanos é um bom exemplo. Criada recentemente, procura contribuir com análises sociológicas para as lutas em defesa dos direitos de todos.

Cientistas sociais que estudaram modalidades de ação política voltadas à transformação social também encontram espaço. Nesse sentido, duas das comunidades mais atuantes são Antônio Gramsci e Michel Foucault. Entre os vivos, pode ser mencionado István Mészáros.

Blogs políticos também têm espaço privilegiado com a comunidade Blogs políticos. Documentários anticapitalistas como Corporação e Muito além do Cidadão Kane, assim como o grande motor do combate ao aquecimento global provocado pela indústria dos Estados Unidos, Uma verdade inconveniente
encontram espaço no orkut.

Um grande objetivo do MySpace, do Orkut, do Gaia, do UOL K entre outras comunidades virtuais é integrar quem tiver idéias e práticas semelhantes. Assim, lutas locais podem se tornar globais com poucos cliques. O intercâmbio entre lutas e a adesão a elas torna-se mais simples.

(É importante lembrar que os sites acima apenas podem ser visitados se for cadastrado como membro do Orkut).

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...