Translate

sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Primeira Greve de 2007 (2)

O governador Teotônio Vilela conseguiu realizar uma grande façanha. Em apenas 15 dias de mandato no governo de Alagoas, unificou o sindicalismo local e os movimentos sociais. Do MST ao sindicato dos professores, todos se uniram contra seu decreto que reduziu salários do funcionalismo público, suspendeu contratos administrativos, entre outras medidas que estrangularam as receitas domésticas e a economia do estado.

Em estados pobres como esse, a economia depende em grande parte do fluxo de capital derivado do serviço público. Em janeiro, os profissionais começam a pagar prestações das dívidas de fim de ano, de presentes e novos eletrodomésticos, de viagens, de festas. Não foi apenas um aumento que deixou de ser concedido: houve redução salarial.

Não ocorreu apenas uma negociação com um sindicato ou com uma categoria profissional, mas com as lideranças do movimento. Que essa integração se mantenha, já que o governador mostrou a crise nos telejornais de todo o país e não dá sinais de que cederá muito em suas medidas.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...