Translate

sábado, 20 de janeiro de 2007

Fórum Social Mundial em 2007

Começou hoje a sétima edição do Fórum Social Mundial. Após ter sido realizado durante os primeiros anos em Porto Alegre e ter sido transferido para a Índia e ter sido simultâneo em vários países em 2006 (Venezuela, Paquistão, Mali, Índia), agora o Fórum tem como sede dos eventos Nairóbi, capital do Quênia.

De cerca de 15 mil cadastrados em sua primeira edição, em 2001, neste ano o Fórum conta com 155 mil cadastrados, de 6.782 organizações de 151 países. Sua realização coincide com as datas do Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça.

As atividades do FSM se organizarão em torno de nove objetivos gerais, que foram definidos a partir de consulta sobre ações, campanhas e lutas em que estão envolvidas as organizações participantes do FSM, realizada entre junho e agosto de 2006. Veja a seguir quais são eles:

1. Pela construção de um mundo de paz, justiça, ética e respeito pelas espiritualidades diversas
2. Pela libertação do mundo do domínio das multinacionais e do capital financeiro
3. Pelo acesso universal e sustentável aos bens comuns da humanidade e da natureza
4. Pela democratização do conhecimento e da informação
5. Pela dignidade, diversidade, garantia da igualdade de gênero e eliminação de todas as formas de discriminação
6. Pela garantia dos direitos econômicos, sociais, humanos e culturais, especialmente os direitos à alimentação, saúde, educação, habitação, emprego e trabalho digno
7. Pela construção de uma ordem mundial baseada na soberania, na autodeterminação e nos direitos dos povos
8. Pela construção de uma economia centrada nos povos e na sustentabilidade
9. Pela construção de estruturas políticas realmente democráticas e instituições com a participação da população nas decisões e controle dos negócios e recursos públicos

Estudei o Fórum Social Mundial em suas duas primeiras edições mostrando em que essas duas tiveram conseqüências estratégicas e ideológicas sobre as demais.

Para mais informações sobre o Fórum, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...